Se as crianças não são todas iguais...

     Todos os dias somos confrontados com uma Escola que não serve todas as crianças.      

(Desculpem ser só em Inglês, mas é o melhor que temos até agora.)

     Pensamos que cada vez mais serve um menor número de crianças.
     O currículo continua a privilegiar apenas duas áreas e da vida faz parte tudo o que nos rodeia... para não falar das metodologias teóricas que imperam, em detrimento das metodologias práticas que os tempos deixaram de parte.
     Para quem tem consciência de que o seu filho não está bem integrado no sistema a que a maior parte das pessoas tem acesso, aqui ficam algumas ideias:

     - A educação doméstica (com os pais ou outro familiar) é possível, legalmente, durante toda a escolaridade obrigatória.
   - A educação individualizada (com um professor particular) é possível, legalmente, durante toda a escolaridade obrigatória.
     - Ainda existem, em Portugal, algumas escolas que tentam considerar a criança como um todo. Aqui ficam dois exemplos: Casa Verdes Anos e Escola Harpa-Portugal.

     Vejam a reportagem na Casa Verdes Anos:


     Para muitos estas opções trazem um saco cheio de "mas": ...a falta de tempo, ... a falta de dinheiro, ...a falta de opções gratuitas... 
   Pois é, mas há tempo para ter três trabalhos, para pagar carros, playstations, brinquedos e mais brinquedos, etc, etc, etc.
     Em relação ao nosso "mas", embora estejamos num sistema que criticamos, vamos tentando minorar as diferenças que existem entre a opção pública e os sistemas alternativos. 
    Como uma amiga nos disse há uns tempos: mais vale fazer pouco dentro de um sistema que funciona mal, do que sair e cruzar os braços.
     A "Casa da Pucariça" também surgiu como forma de pensar as crianças como um todo. Algumas crianças que já sentem o nosso projecto, começam a pedir para estar no nosso espaço, por isso, em breve começaremos com mais actividades dedicadas à melhor coisa do mundo: as crianças!

"A educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida."

Comentários

  1. O ensino hoje em dia, tal como a nossa sociedade, está focado só na necessidade de serem os melhores em algo para dessa forma terem mais dinheiro e mais bens materiais, quando para cada criança crescer feliz e ser feliz quando adulto é preciso tão pouco... e sem quaisquer custos monetários. Basta amá-las, dar-lhes carinho e orientá-las o melhor possível para crescerem como elas próprias e não como um modelo imposto pela sociedade. É claro que não tenho nenhuma razão de queixa no ensino dado à minha filha até agora! Mas a partir do 5º ano vou estar atenta ao projecto curricular e tentar complementar de alguma forma com actividades que permitam que ela cresça de acordo com a sua personalidade. E estou bastante interessada nas vossas actividades.

    Bjs
    Clara

    ResponderEliminar
  2. É só para dizer que o video da Casa Verdes Anos está aqui: http://www.casaverdesanos.pt/videos/programaconsigo-outubro2011
    -José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos a atenção já que entretanto o excerto que colocámos deixou de estar disponível.

      Eliminar

Enviar um comentário