Sopa de beldroegas

     A beldroega é uma planta espontânea, anual e por estes dias já a encontrámos na horta. É a planta terrestre mais rica em omega 3 e pode ajudar a prevenir doenças como o colesterol e a diabetes.
   Desde que o tio-vovoi trouxe um molho para espalhar a semente, nunca mais deixámos de ter.

     Aqui fica a receita de uma sopa da infância em terras do sul:

Ingredientes:
- 2 cebolas médias
- 6 batatas médias/pequenas
- 2 cenouras
- beldroegas
- sal e azeite

Preparação:
     Cozer as batatas com as cenouras, cebolas e sal. Depois de cozido triturar com a varinha mágica e levar novamente ao lume com as folhas de beldroega (previamente separadas e lavadas) e um fio de azeite.


PS: repararam bem na cor das nossas cenouras biológicas acabadas de apanhar?

Comentários

  1. :)Humm, deve ser deliciosa.


    Bjs

    Inês Marques

    ResponderEliminar
  2. "Tem uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes, em molhos, saladas e ensopados) e medicinal (afecções do fígado, bexiga e rins; escorbuto; o suco cura inflamações nos olhos; as sementes são diuréticas e combatem os vermes intestinais; os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização)....

    A natureza é fabulosa! :)

    Bom proveito!

    ResponderEliminar
  3. Aqui no Riacho da Joaninha são uma praga. Ainda hoje fartei-me de arrancar do meio das alfaces, curgetes, pimentos....Quem me dera que essa semente não tivesse entrado aqui na horta. Crescem que só visto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem ver pelo lado positivo: aproveitar a quantidade excessiva e congelar, assim teriam sopa de beldroegas o ano inteiro!

      Eliminar

Enviar um comentário