Detergentes ecológicos

     O nosso último desafio foi usar, tanto na máquina da roupa como na da loiça, apenas produtos naturais e o mais ecológico possível. Num futuro próximo queremos usar a água da fossa, agora sem químicos, para a rega da relva.
     Finalmente encontrámos as nozes de saponária, que felizmente já são tão procuradas que esgotam num abrir e fechar de olhos!

     Para a máquina da roupa usamos cerca de 8 metades, dentro do saquinho que vem na embalagem e que podem ser usadas 3 vezes, consoante a temperatura da água (quanto mais quente mais saponina liberta). Podem ser adicionadas umas gotinhas de essência para dar cheiro à roupa.

     Após as lavagens, levamos as nozes a ferver (+- 24 metades), cerca de 10 minutos em 1 litro de água. Depois de arrefecer, coamos e guardamos num recipiente. Este líquido - detergente - pode também ser usado para lavar várias superfícies.

Depois de fervidas, as nozes podem ser colocadas no compostor.

Na máquina da loiça enchemos o reservatório do detergente no limite máximo.

Aspecto da loiça depois de lavada na máquina com o detergente ecológico.
     (ATENÇÃO: se a loiça tiver de ficar algum tempo na máquina à espera para ser lavada, deve ser passada por água.)

Para os mais cépticos, depois de agitar o líquido resultante da fervura das nozes...

...faz muita espuma!


    Depois de vários cálculos chegámos à conclusão que não só poupamos o planeta, como também a carteira, já que deixámos de comprar detergente multiusos e para a loiça.

     Para os interessados, encontrámos um bom resumo aqui, não só sobre a árvore, como também sobre outras utilidades que, com certeza, vamos experimentar!
     Experimente também!

Comentários