Morangos e mais morangos biológicos

     No ano passado conseguimos tirar alguns morangos nesta época. Com as guias que deitaram e que pusemos na terra, este ano aumentámos (consideravelmente) a nossa produção. Já colhemos 3kg de morangos saborosíssimos!

     Como temos duas qualidades de morangueiros, estamos a seleccionar os melhores cujas guias vamos aproveitar para aumentar o morangal e substituir os morangueiros com os quais simpatizamos menos.

     É certo que temos algum espaço disponível para os morangueiros, mas pequenos espaços como este também podem ser aproveitados. Neste caso, é só esticar o braço!

(se olharem com atenção, conseguem encontrar pequenas estacas de madeira - são os nossos marcadores dos melhores morangueiros, é que até a planta de compra já vem geneticamente modificada para que o morango cresça demasiado, o que muda completamente o seu sabor)

Propriedades do morango

     Os morangos são ricos em água, vitamina C, sais minerais (de onde se destaca o potássio que é responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pelo funcionamento dos músculos) e em ácido fólico (importante na produção de glóbulos vermelhos e brancos e tão recomendado a grávidas). Também presentes na sua constituição estão a vitamina A, B, B5, ferro e um baixo nível de hidratos de carbono.
     Há quem diga que reduz o stress e ajuda a combater as dores menstruais. Possuem acção anticoagulante e anti-inflamatória e são indicados para o reumatismo e gota.
     Fortalecem os ossos, o cabelo e a pele e tem um efeito hipotensor (ajuda a regular a tensão arterial).
     Por conter muita água na sua constituição, é um fruto que absorve muito facilmente "o que se lhe dá a comer". Há quem goste de comprar morangos de tamanho XL, mas seria importante parar para pensar no porquê do morango ter chegado a um tamanho tão exagerado.

     Lá pelos Algarves sempre ouvi dizer que os morangos, quanto mais pequenos melhor! 
     Para além de não apreciarmos visualmente (talvez por sempre nos termos habituado a consumir morangos pequenos), também nos parece que o sabor nada tem a ver com um morango que cresceu sem ajuda de químicos.

Comentários