Mafra gare


     Num destes fins-de-semana, ao regressarmos de Lisboa, fizemos um pequeno desvio no nosso percurso para visitarmos a estação de Mafra gare que, em 10 anos de Mafra, nunca tínhamos visitado!

     Apesar de pouco movimentada, ficámos espantados com o excelente estado de conservação e arranjos exteriores muito cuidados, ao contrário de algumas que já visitámos, deixadas ao abandono e aos ataques de vandalismo.


Pormenor de um poste de electricidade "à moda antiga".

     Toda a estação é revestida por painéis de azulejo alusivos à vila de Mafra (Palácio, Tapada, Jardim do Cerco...) e todos inteiros!



     O relógio em excelente estado de conservação. Mais uma vez se pode ver a (enorme) diferença com este.

As tradicionais casas-de-banho das estações de comboio.

     Ainda vimos um comboio passar, com destino às Caldas da Rainha, mas de facto o movimento é muito pouco já que, pelas janelas, pudemos ver o número (muito) reduzido de passageiros.

Pormenor de uma viga de ferro.

     Até o armazém de mercadorias se mantém em bom estado de conservação, pelo menos no exterior, já que o interior foi ocupado por uma grande família de pombos que se ouvem esvoaçar.

Pormenor do portão com carris.

      Recepção habitual para quem sai de um comboio nas estações em Portugal. 
     Há vários comboios diários entre Lisboa - Santa Apolónia e Caldas da Rainha, fica a sugestão a quem trabalha neste percurso para poupar combustível e voltar a ler um livro ou mesmo pôr o sono em dia!

Comentários

  1. Que vergonha! Há 14 anos por cá e ainda não a visitei. Obrigada pela "chamada de atenção".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário